Pride Azores logotipo

Pride Azores logotipo
Bem Vind@s Welcome

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Mensagem da Diretora Regional de Solidariedade e Trabalho

Esta mensagem foi publicada no facebook no dia 1 de setembro 2012, o dia da primeira Marcha LGBT nos Açores:

Porque hoje se faz história e nós estamos do seu lado!
Não podendo estar presente, associo-me por esta via, a esta iniciativa da Pride Azores, que significa um enorme passo para a representatividade das pessoas LGBT que vivem nos Açores, para a defesa dos seus direitos, para a luta contra a descriminação a que ainda são sujeitos…para a sensibilização da sociedade, das famílias, das autoridades...
Desde 1948 que a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclama uma idéia simples e poderosa: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos!
E com a declaração, ficou claro que os direitos não são conferidos pelos governos, pois eles são direitos inatos a todas as pessoas independentemente do sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.. ( o art.13 da nossa constituição também inscreve o principio da Igualdade Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.)
Não importa em que país vivemos, quem são nossos líderes, ou mesmo quem somos. Somos humanos, portanto, temos direitos. E porque nós temos direitos, os governos são obrigados a promove-los e a protegê-los.

Lutar contra a descriminação das cidadãs e cidadãos LGBT é uma missão de todos porque estão em causa direitos humanos, e meus amigos, quando estão em causa os direitos humanos e por consequência a dignidade da pessoa humana o Governo dos Açores só tem tido uma atitude!
Associa-se a quem os promove, a quem os defende…

Porque apesar da evolução das leis ainda persiste a descriminação, a homofobia, e muitos cidadãos e cidadãs LGBT, nos Açores ainda vivenciam situações de violência e assédio nas suas vidas, para alguns, incluindo muitos jovens, o bullying e a exclusão são experiências diárias que deixam marcas de sofrimento profunda e com consequências cujos custos pessoais, familiares, sociais e até económicos são altíssimos ….

A defesa dos direitos das pessoas LGBT não é uma questão consensual, é aliás muito sensível e o maior obstáculo neste caminho de promoção de direitos é a mudança de mentalidades que estão arreigadas em crenças pessoais, políticas, culturais.
Este esforço ultrapassa todas as competências de qualquer governo, depende de nós e do nosso esforço para aceitar a diferença e respeitar a dignidade de todas as pessoas!
Há um caminho percorrido em Portugal, do ponto de vista legal que não podemos permitir que tenha qualquer retrocesso, o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo desde 2010 e a Lei da identidade de género desde 2011 ambas as Leis consagram direitos básicos da pessoa humana que não podem estar sujeitos a ideologias!
Nos Estados Unidos há uma frase que é frequentemente repetida quando se apela para o apoio aos direitos humanos: " Esteja no lado certo da história".

Tenho a profunda convicção que estamos do lado certo da história" ao apoiar a PRIDE AZORES, porque estar no lado certo da história é concretizar a máxima da declaração Universal dos Direitos.

OBRIGADA PRIDE AZORES

Natércia Gaspar, Diretora Regional de Solidariedade e Trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário