sexta-feira, 30 de março de 2012
Canadá ajuda Pride Azores
Obrigado ao jornal NOVE ILHAS (semanal do Canadá) pela publicação desta notícia.
Also, thanks to FAB Magazine for publishing the news: Islands of Pride.
quarta-feira, 28 de março de 2012
Pride Azores angaria primeira parceria internacional +notícias
A Associação LGBT Pride Azores tem por finalidade o apoio e integração social da população lésbica, gay, bissexual e transgénero (LGBT) e das suas famílias na Região Autónoma dos Açores, através de programas educativos, sociais e culturais. O lema da Associação é educar, libertar e celebrar. Para a realização dos seus objectivos, a Associação pretende desenvolver várias actividades.
“Desde a formação oficial em Dezembro 2011 temos apresentado tertúlias e encontros em várias ilhas dos Açores assim como angariado apoio de associações que trabalham com a comunidade LGBT em Portugal e lutam para com os direitos humanos,” diz o presidente da Associação Terry Costa. “Participámos num colóquio com a UMAR Açores sobre a discriminação, que foi apresentado na Escola Profissional da Horta, assim como abrimos relações com a Escola Profissional de S Jorge devido a intervenções homofóbicas que alunos apresentaram à Associação. Já apresentámos vários encontros com as Descalças em Ponta Delgada assim como outros encontros no Corvo, Flores, Terceira e Pico. Assim queremos continuar a abrir as portas em todas as ilhas e trabalhar com aqueles que queiram trabalhar connosco.”
Realizar projectos que combatam a homofobia, bifobia e a transfobia, assim como lançar o poster oficial da Associação e um marcador de livros em todas as ilhas durante esta primavera, dar mais visibilidade ao Dia Internacional Contra a Homofobia que acontece a 17 de Maio e formar jovens para se sentirem confortáveis a fazer apresentações sobre fobias, e outros assuntos, em escolas e outros locais públicos são objectivos correntemente a serem desenvolvidos.
Uma conferência de assuntos LGBT e produzir a primeira Marcha de Orgulho LGBTS (lésbica, gay, bissexual, transgénero e simpatizantes) em Ponta Delgada no final do verão de 2012 é o maior projecto agendado para este ano. A Marcha está agendada para sábado, dia 1 de Setembro, mas neste momento não tem nenhum apoio da cidade ou do governo. “Nós todos temos direitos de ir para a rua e manifestar, e assim o faremos com o sem apoio algum de entidades oficiais,” continua Costa,”o que pretendemos é dar mais visibilidade para com os direitos humanos aqui nas nossas ilhas e temos apoio de várias associações dos Açores que se vão juntar a nós e até já fomos além mar para anunciar uma parceria internacional.”
Pride Azores anunciou no Canadá uma parceria com a associação Pride Toronto. A cerimónia oficial que aconteceu esta semana passada, dia 22 de Março, no Novotel Toronto Centre, teve a presença de vários meios de comunicação canadianos assim como meios de comunicação da comunidade portuguesa-canadiana Esta parceria pretende dar mais visibilidade aos Açores, e claro à Associação LGBT Pride Azores. “Pride Toronto não está apenas oferecendo a Pride Azores participação no maior festival LGBT da América do Norte que acontece em Toronto, mas também está a ajudar com recursos de promoção nas nossas comunidades do Canadá, onde Toronto tem centenas de milhares de açorianos”, diz Costa.
O co-presidente de Pride Toronto, Francisco Alvarez, fez uma apresentação onde elogiou os dirigentes de Pride Azores pela iniciativa de apelar às associações internacionais para com parcerias e adicionou que “fico contente por pudermos ajudar uma nova associação a crescer, assim como também fico esperando o dia em que possa ir aos Açores e participar no festival, especialmente quando o Governo de Portugal decidir adicionar a adopção para com casais homossexuais.”
A vice-presidente de Pride Azores, Alexandra Boga, também estava presente no anúncio oficial, e fez uma pequena apresentação em que disse:
“Nunca estive tão longe de casa. Estes dias que passei no Canadá, e a caminhada que fiz para aqui chegar, tem sido um tempo de reflexão para mim sobre direitos humanos. Algumas pessoas não percebem porque pessoas como eu lutam pelos direitos humanos e a liberdade de sermos seja quem somos em qualquer parte do mundo. Estou aqui hoje com vocês, amanhã estarei na Inglaterra e depois Lisboa antes de voltar aos Açores onde nasci e vivo. Não devia haver razão nenhuma para sermos vistos de maneiras diferentes nos vários lugares por causa que existe fronteiras entre países, ou religiões ou as culturas sejam diferentes. Devemos ser quem somos seja qual for o sítio onde estivermos.”
Depois desta pequena intervenção, Boga leu a mensagem de apoio para com Pride Azores, que a deputada açoriana Alzira Maria de Serpa Silva tinha mandado à Associação e aqui publicamos na integral:
“A discriminação (seja ela de que origem for) é uma afronta à humanidade, um passo em direção a todos os males que gostaríamos de debelar para tornar o mundo melhor.
As iniciativas contra a discriminação e a junção de todos os esforços no sentido de acabar com ela são uma chamada de atenção que alerta as sociedades para o que devemos mudar. Viver é amar. Não concebo a vida com limites ao amor, exceto o respeito pela liberdade e o espaço individuais e coletivos. Na discriminação, o amor não pode existir. Só existe o desamor. O desamor mata a vida, mata o propósito da vida.
Lutar contra a discriminação é, pois, um ato de coragem que merece o meu apoio pessoal.” ~Alzira Maria de Serpa Silva, Deputada da Assembleia dos Açores
A Associação LGBT Pride Azores pretende continuar este percurso de colaborar com organizações e redes regionais, nacionais e internacionais cuja intervenção se relacione com os objectivos da Associação. Trabalhar para com a maior visibilidade do ser humano e da diferença é a melhor maneira de educar o povo sobre os 10% que são LGBT.
Qualquer pessoa pode se associar à Associação LGBT Pride Azores, basta fazer um pedido de admissão para com a direcção através do email prideazores@gmail.com. A quota anual é apenas de 10euros. O Presidente apela “não precisa de ser sócio para ajudar e mais ainda não precisa de ser LGBT, todos os donativos são bem vindos.”
Como o cartaz de Pride Azores diz:
Chegou a hora de sair do armário
Amar toda a família
Dizer não à homofobia
Celebrar a tua verdade
Assumir a tua vida
Com naturalidade perante a sociedade.
sábado, 24 de março de 2012
Deputada Alzira Silva mensagem de apoio a Pride Azores
Deputada da Assembleia da Região Autónoma dos Açores com presidente de Pride Azores
A discriminação (seja ela de que origem for) é uma afronta à humanidade, um passo em direção a todos os males que gostaríamos de debelar para tornar o mundo melhor.
As iniciativas contra a discriminação e a junção de todos os esforços no sentido de acabar com ela são uma chamada de atenção que alerta as sociedades para o que devemos mudar.
Viver é amar. Não concebo a vida com limites ao amor, exceto o respeito pela liberdade e o espaço individuais e coletivos. Na discriminação, o amor não pode existir. Só existe o desamor. O desamor mata a vida, mata o propósito da vida.
Lutar contra a discriminação é, pois, um ato de coragem que merece o meu apoio pessoal.
Alzira Maria de Serpa Silva
Discrimination (whatever its origin may be) is an outrage for humanity, a step towards all the harms that we would like to overcome to build a better world.
The initiatives against discrimination and the amalgamation of all efforts to end it must be a continuous alert to the society for what we must change.
To live is to love. I cannot imagine life without love, respect for freedom and inner and outer space. Within discrimination, love cannot exist. Discrimination kills life and its purpose.
Fighting discrimination is an act of courage that deserves my full personal support.
Alzira Maria Serpa Silva
sexta-feira, 23 de março de 2012
Pride Azores em parceria com Pride Toronto
O anúncio aconteceu em Toronto. Pride Azores e Pride Toronto em parceria de solidariedade. Mais informação em breve.
Foto: Pride Toronto activista transgenero e o co-chair Francisco Alvarez, Pride Azores presidente e vice-presidente Terry Costa e Alexandra Boga e o Consul Geral de Portugal em Toronto Julio Vilela.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Pride Azores Presidente e VP no Canadá
Depois do grande apoio e parcerias com associações portuguesas incluindo ILGA Portugal, OPUS Gay, rede ex aequo, AMPLOS e UMAR, Terry Costa e Alexandra Boga preparam uma apresentação no Canadá para anunciar a primeira parceria internacional entre associações de direitos humanos de Toronto com os Açores através de Pride Azores.
O anúncio vai se realizar na Quinta-Feira dia 22 de Março 2012 no Novotel Toronto Centre com a presença do Consul Geral de Portugal em Toronto assim como líderes das várias associações canadianas. Mais notícias em breve.
Subscrever:
Mensagens (Atom)