Pelo terceiro ano consecutivo o site de notícias e cultura LGBT,dezanove.pt distingue, as personalidades e acontecimentos que marcaram a actualidade LGBT em 2012.
Para o bem e para o mal. Dar visibilidade a pessoas e factos que se destacaram nos últimos 12 meses e denunciar situações em que a discriminação em função da orientação sexual e identidade de género se fizeram sentir em Portugal são os propósitos dos Prémios dezanove 2012. Conheça os melhores e as desilusões do ano na página dezanove.pt
Três prémios LGBT para os Açores
Associação do Ano: Pride Azores
Era difícil fazer mais e melhor e em tão pouco tempo. Os Açores viram acontecer a primeira Marcha do Orgulho LGBT. Não é fácil fazer activismo em território insular, mas a associação liderada por Terry Costa conseguiu estabelecer parcerias nacionais e internacionais e fazer de Ponta Delgada a quarta cidade do país onde uma marcha do orgulho LGBT saiu à rua.
Acontecimento Nacional do Ano: Marcha do Orgulho LGBT nos Açores
Um acontecimento inédito a 1 de Setembro. Foi a primeira vez que os Açores viram sair à rua uma Marcha do Orgulho LGBT. Ponta Delgada mostrou que sabe acolher a diversidade e os Direitos Humanos numa organização da recém-criada associação Pride Azores, que contou com a presença de vários colectivos e milhares de curiosos a assistir. A partir deste ano “Liberdade”, “Igualdade”, “Direitos”, “Tolerância”, “Respeito” e “Visibilidade” são também nos Açores seis conceitos envoltos no arco-íris que simboliza a luta da comunidade LGBT.
Activista do Ano: Terry Costa
O luso-canadiano Terry Costa demonstrou que quando o homem teima, a obra nasce, mesmo em terreno até agora pouco dado a iniciativas LGBT, como os Açores. Em cerca de um ano o arquipélago viu nascer uma associação, uma conferência de temática LGBT e a primeira marcha do Orgulho LGBT. Tudo graças à firme postura de Terry Costa.