Pride Azores logotipo

Pride Azores logotipo
Bem Vind@s Welcome

sábado, 3 de dezembro de 2011

rede ex aequo encoraja a iniciativa açoreana


A rede ex aequo é uma associação de âmbito nacional composta por jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes dos 16 aos 30 anos.

Desde a sua fundação, a 5 de Abril de 2003, a rede ex aequo tem desenvolvido um conjunto de projectos que visam apoiar a juventude lésbica, gay, bissexual e transgénera (LGBT), promovendo assim a igualdade, a segurança e a dignidade para todas e todos independentemente da sua orientação sexual ou identidade de género. Entre as nossas actividades permanentes, importa destacar os Grupos Locais de Jovens a funcionar em várias localidades do país, o Projecto Educação LGBT, o Projecto Inclusão, os Prémios Média, o Ciclo de Cinema LGBT, o Observatório de Educação e a produção regular de materiais didácticos e informativos sobre orientação sexual e identidade de género. Para informações sobre estes e outros projectos, convidamos todas as pessoas interessadas a visitar o nosso website ou a entrar em contacto connosco.

No nosso trabalho diário, constatamos que um número extremamente elevado de pessoas são vítimas de discriminação e preconceito por se afirmarem ou serem percepcionadas como lésbicas, gays, bissexuais ou transgéneros. São insultadas, excluídas, agredidas verbal ou fisicamente, pressionadas a esconder ou a mentir acerca de uma parte fundamental da sua identidade. Em especial na juventude, apresentam por isso riscos particularmente elevados de depressão, baixa auto-estima, abuso de substâncias, auto-mutilação, ideação e tentativa de suicídio. As situações de homofobia, bifobia e transfobia no quotidiano encontram-se caracterizadas em diversos estudos realizados durante os últimos anos em Portugal e no estrangeiro, cujas referências teremos muito gosto em providenciar.
Este problema só pode ser superado com a criação de ambientes positivos e inclusivos em relação às pessoas LGBT e com um empenho colectivo em iniciativas de informação e educação para a cidadania e para os direitos humanos.

Por conseguinte, encorajamos e manifestamos desde já o nosso apoio a iniciativas de cariz educativo, social ou cultural que, nos Açores, pretendam apoiar a população LGBT e combater o preconceito que, infelizmente, continua a caracterizar de forma negativa o dia-a-dia de tantas e tantos jovens.
É fundamental contribuir para a sensibilização pública relativamente a este tema e para a edificação de medidas concertadas de combate à discriminação, convocando assim todas as pessoas e instituições a unir-se a favor da igualdade.

Estaremos sempre disponíveis para qualquer esclarecimento ou informação adicional.
Um abraço,

A Direcção da rede ex aequo
25 de Novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário