Pride Azores logotipo

Pride Azores logotipo
Bem Vind@s Welcome

segunda-feira, 14 de maio de 2018

Fobias afetam todas as idades

Fobias afetam todas as idades

O dia 17 de Maio é marcado pelo mundo como Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia.  Fobias afetam todas as idades é a mensagem que a associação LGBT Pride Azores deseja explorar este ano, com o foco principal sendo dedicado a pessoas de terceira idade, quase sempre esquecidas nesta luta para com os direitos humanos. 

Idosos LGBT experienciam os mesmos problemas relacionados ao envelhecimento que todos os outros idosos. No entanto, estudos sobre suas condições de vida mostram que muitos idosos LGBT também enfrentam desafios especiais. Em geral, não têm uma rede de apoio familiar tão forte quanto a dos heterossexuais; têm medo de serem submetidos a homofobia e transfobia em ambientes seniores e temem que tenham que esconder sua orientação sexual ou sua identidade ou expressão de género; são mais propensos do que a pessoa comum a sentir solidão e depressão e desenvolver transtornos por uso de substâncias; e, são mais propensos a contemplar o suicídio.

Esta situação é o resultado de dificuldades encontradas durante suas vidas. A criminalização, a condenação religiosa da homossexualidade e da identidade trans são a fonte de estereótipos, preconceitos e estigmas que persistem até hoje. Essa falha em reconhecer suas circunstâncias especiais, especialmente em locais onde os idosos vivem e recebem serviços, tem impactos negativos em sua saúde física e psicológica.

Assim, a associação LGBT Pride Azores, junta-se a várias entidades regionais, nacionais e internacionais, para lançar um cartaz na Internet, pelas redes sociais, e apelando a meios de comunicação para o imprimir nas suas páginas de jornais, e colocar nos sites e blogs. A visibilidade é importante, especialmente para quem se sente só tenha mais esperança e incentive a viver seu dia a dia sendo quem é, e não o escondendo da sociedade à sua volta. No dia 17 de Maio lembre-se de todas as pessoas que fizeram ou fazem parte da sua vida, e ainda são discriminados por serem humanos, especialmente os que já tem mais experiência de vida.



Sem comentários:

Publicar um comentário