sexta-feira, 28 de dezembro de 2012
Três prémios LGBT para os Açores, dezanove.pt
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
Primeiro cartão postal da Pride Azores
Apresentamos com grande prazer o primeiro cartão postal da Associação LGBT Pride Azores.
Uma foto de Cristian Rodriguez que foi captada na primeira Marcha de Orgulho LGBTS nos Açores e inclui a madrinha da Marcha, Judite Fernandes. É uma imagem colorida e de celebração, assim perfeita para apresentar neste final do primeiro ano de trabalho da associação.
A direção da Associação LGBT Pride Azores deseja a tod@s açorian@s umas boas festas e que 2013 seja completo com novas descobertas, maior participação e mais igualdade....
sábado, 3 de novembro de 2012
Formação da rede ex aequo em Ovar
Nesta formação foi abordado vários temas da sociedade e o preconceito que existe nos dias de hoje, falámos sobre o que se passa na sociedade menos activa no nosso país, como também a discriminação em família, nas escolas, no local de trabalho, entre outros. Hoje fez-me ver após esta formação que temos que ser activos na sociedade e lutar pelos nossos direitos para irmos mais longe. Temos que combater o medo e o preconceito e dizer “eu vou longe, eu sou um ser como todos os outros”, pois ter medo é parar no tempo. A todos e todas que estão no escuro com medo, tenho um pedido a fazer que é procurarem ajuda, para que se sintam bem consigo próprios e abrem a mente. A rede ex aequo tem um site, psicólogos, e outros meios que podem ajudar quase todos sair deste medo, informa-te e sejas um cidadão activo na tua comunidade. www.rea.pt
segunda-feira, 15 de outubro de 2012
o futuro da nossa associação
Continuamos a fazer apresentações e conversas em escolas e outras localidades.
Esta semana temos o primeiro jovem a participar na Formação com nosso parceiro rede ex aequo, que está a acontecer na cidade de Ovar.
Temos mais umas surpresas em termos de cartazes e outras publicações, ainda para apresentar até ao fim do ano.
Sempre que temos um ou uma líder numa ilha, abrimos as portas a uma reunião ou convívio LGBTS.
Depois de uma reunião muito importante com membros da ilha Terceira decidimos avançar com uma ação na rua para o Dia Internacional Contra a Homofobia, 17 de Maio 2013. Em 2012 demos visibilidade a este dia na cidade da Horta no Faial.
Quanto ao Festival Pride Azores vamos continuar a desenvolver o programa na ilha de São Miguel; o evento acontece na última semana oficial do verão, 25 de agosto a 1 de setembro 2013.
O que queres fazer? O que gostavas de ver acontecer? Vamos ao diálogo... prideazores@gmail.com
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
... na ilha Terceira
A Associação LGBT Pride Azores quer saber d@s Terceirenses...
Temos duas oportunidades de encontros para se expressarem sobre o trabalho da Associação e a viabilidade de trabalharmos mais na ilha.
Estas reuniões são abertas a todos e todas para conversarmos sobre o futuro da Associação LGBT Pride Azores na ilha Terceira.
Interessad@ a participar, ajudar, colaborar, aparceirar, fazer, sugerir, lutar... e muito mais? JUNTEM-SE:
Segunda-feia dia 8 de outubro
19h no Auditório Pequeno no Centro de Congressos
Angra do Heroismo
Terça-feira dia 9 de outubro
19h no Blues Sound Bar
Praia da Vitória
APAREÇAM!
Eu vou estar lá...
Sinceramente,
Terry Costa, Presidente da Associação LGBT Pride Azores
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
A Minha Experiência na 1ª Marcha LGBT nos Açores
Participei nos últimos 3 dias apenas e no início remoto da ideia, mas foi já suficientemente emocionante para que tenha sido muito dentro de mim.
Antes de mais vale a pena lembrar, que foi super importante ter começado com pequenas coisas há quase 1 ano atrás e que só assim se começaram a levantar opiniões e se começou a consolidar uma base para que o festival acontecesse.
Partindo agora para o Festival em si.
A conferência sobre "Ser LGBT nos Açores" foi um momento de libertação pessoal inesperado. Foi a primeira vez que vi tantas pessoas exporem a sua orientação sexual em público aqui nos Açores, sem estar com medo de ser julgad@s por quem quer que seja. Se perceber que as histórias de cada pessoa têm contextos e dimensões diferentes foi muito bonito, ter uma plateia tão composta também o foi.
O dia seguinte no Arco (ainda que com menos gente acabou por ser 1 boa forma de perceber a importância de ter uma iniciativa destas, através das perspectivas de activismo diversas por parte dos padrinhos e madrinha da Marcha. O ambiente foi descontraído e a reduzida quantidade de pessoas também permitiu todo um à vontade para que cada orador/a se expressa-se de uma forma menos formal. (Digo isto porque estava à espera de uma coisa muito diferente.)
Por último, e para mim a expressão verdadeiramente pública de uma semana muito intensa, a Marcha.
A meu ver, durante a semana se foi vendo a grande homofobia da sociedade açoriana e, ao mesmo tempo, a vontade expressa de algumas pessoas em lutar contra isso. Na Marcha o mais impressionante foi ver que quem era contra, mas foi ver, engoliu em seco, dada a felicidade de quem estava a passar à sua frente.
Antes da Marcha tinha estado com algumas pessoas a fazer cartazes que começaram a ser tão criativos, que eu até tive dúvida da aceitação em relação às ideias que transmitiam, mas tanta foi a galhofa a fazê-los, que pelo menos divertido me pareceu que ia ser. E foi.
Foi lindo ver o espanto de quem observava.
Foi lindo ver a alegria de quem marchava.
Foi lindo ver a junção de quem lá queria estar mas tinha medo.
Foi feio, mas esperado, ver como as entidades governamentais se desmarcaram deste festival, seja as que se disseram muito solidárias com a causa, seja as que se disseram contra (dessas já era esperado claro está).
Foi lindo ver que, contra todas as nossas expectativas, estiveram muito mais pessoas presentes do que esperávamos... do que esperavam.
Tenho orgulho sim, em ter feito parte deste processo, ainda que não com a entrega que queria.
Tenho orgulho sim, em tod@s as pessoas que marcharam sem ter medo.
Agora, só espero que para o ano mais haja, com mais gente ainda e com menos barreiras.
Catarina Fernandes
sábado, 8 de setembro de 2012
Caminhando pelas ilhas
O primeiro encontro na ilha de Santa Maria ocorreu dia 5 de Setembro; esta ilha pede que ações "simples" se realizem como por exemplo apresentações de filmes. A associação está a trabalhar com Queer Lisboa exactamente neste assunto - mais no futuro.
Próximos encontros incluí:
São Jorge - 29 de Setembro
Graciosa - 7 de Outubro
Terceira - 8 de Outubro
Corvo - 11 de Outubro
Flores - 13 de Outubro
Se estás interessad@ a participar manda mensagem através do email prideazores@gmail.com
Notícia no Diário Insular de quinta 6 de setembro 2012:
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Mensagem da Diretora Regional das Comunidades
Mensagem do Presidente da AIPA
Mensagem da artista Fátima Madruga
Mensagem da REDE POSITIVO
Mensagem da Diretora Regional de Solidariedade e Trabalho
domingo, 2 de setembro de 2012
FOI UM SUCESSO! Festival Pride Azores 2012
chegada da Marcha ao Tentorium (Portas do Mar)
madrinha da Marcha, Judite Canha Fernandes
presidente da Associação LGBT Pride Azores, Terry Costa
sábado, 1 de setembro de 2012
HOJE: 1 de setembro 2012 Primeira Marcha LGBTS nos Açores
Não há convites para uma manifestação - aparece quem quiser, como quiser (na lei, claro). Tod@s são bem vind@s.
18h Marcha de Orgulho LGBTS - saída das Portas da Cidade - Avenida - Portas do Mar
19h Festa Pride no Tentorium, Portas do Mar
INCENTIVO (Faial), 3 de setembro 2012
Ilha Maior (Pico), 7 de setembro 2012
nos jornais... Festival Pride Azores 2012
Dia 4 Festival Pride Azores
Alexandra Boga, a vice-presidente da associação LGBT Pride Azores também juntou-se ao grupo vinda da ilha do Faial.
Mais uma noite cheia de convívio, conversa e com boas expectativas para com a Marcha de amanhã.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Sobre a Marcha LGBT nos Açores, porque é que eu vou.
Dia 3 do Festival Pride Azores: Ser LGBT nos Açores
O grupo cresceu dramaticamente para 44 participantes quando entramos na Biblioteca Pública e Aquivo Regional de Ponta Delgada para a sessão "Ser LGBT nos Açores".
Francisco Malaquias (Organização Articularte) iniciou a noite com a apresentação do seu "Ensaio sobre a Homossexualidade".
De seguida um painel de cidadãos e cidadãs açorian@s falaram sobre suas experiências desde "sair do armário", ser vítima de homofobia, a relação com as famílias, reacções de professores e médicos, colegas e sociedade açoriana em geral. Foi uma conversa viva e com bastante participação da plateia.
O Festival Pride Azores continua na sexta-feira à noite no Arco 8 Galeira Bar e no sábado 1 de setembro com a Marcha e Festa Pride.
reportagem da dezanove.pt
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Dia 2 do Festival Pride Azores
Poemas no Jardim foi um óptimo evento que deu oportunidade para qualquer pessoa ler seus textos favoritos com temática a igualdade e LGBT. A matéria usado foi desde Jorge de Sena “quem a tem” a sonetos de Shakespeare, Virginia Wolff, Oscar Wilde, Canções de António Botto, a um conto original de Sofia Montenegro, uma jovem local que escreveu sobre a paixão entre jovens intitulado "Dois rapazes e uma história”.
As associações parceiras (APFssr, APAV, Novo-Dia CIPA, UMAR Açores e Pride Azores) conversaram sobre os seus trabalhos no passado e presente com um olhar para o futuro em termos da igualdade e LGBT. A noite terminou com um diálogo entre as associações e a plateia em que se decidiu que uma conferência é necessária em parceria com todas as associações para melhor conhecermos a realidade açoriana. Bons trabalhos!
ver acompanhamento pela dezanove.pt
mais fotos
terça-feira, 28 de agosto de 2012
Abertura do primeiro Festival Pride Azores
Em representação do Presidente do Governo dos Açores Sr. Carlos César, a Dra Suzana Margarido fez uma apresentação da maior assim como tivemos mensagens de apoio da Deputada Zuraida Soares, BE Açores, e do PCP Açores o Sr Fernando Decq Motta. A Sra Maria José da UMAR Açores ajudou
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Festival Pride Azores 28 agosto a 2 de setembro 2012
Casa da Rocha - alojamento
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Marcha de Orgulho LGBTS dia 1 de setembro pelas 18h
"Convidamos todos os açorianos individuos e associaçoes, assim como os turistas que estão nas nossas ilhas, para se juntarem no sabado dia 1 de setembro na primeira Marcha de Orgulho LGBTS. Não necessita de ser lésbica, gay, bissexual ou transgénero para participar; o S na sigla LGBTS significa simpatizante, e apenas com simpatizantes podemos mostrar que a nossa sociedade esta a mudar não so nas leis mas tambem nas mentalidades para com a igualdade para todos," adiciona o presidente da Pride Azores, Terry Costa.
A 13 de Maio 1974 com amigos, lançou o 1º Manifesto da Homossexualidade em Portugal, "Liberdade para a Minorias Sexuais" publicado no DN e no Diário da Manhã, rapidamente perseguido pelo General da Força Aérea, Galvão de Melo, membro da Junta de Salvação Nacional.
Fundador do 1º programa de rádio lgbt em Portugal, em 1999, "Vidas Alternativas", Radio Voxx. Hoje continua como de índole social e de promoção da Cidadania, distribuído por rádios locais. Razoavelmente boicotado, até na nossa Comunidade.
Actualmente, director em Setúbal do mensário de ideias, "O Sul", da cooperativa "Prima Folia". Reformado,"ma non tropo", continua a militar em diversos domínios, porque entende que um cidadão lgbt deve ter uma intervenção cívica importante, em vários patamares sociais, e não só a nível lgbt.
Grande defensor dos Direitos pela Igualdade dos LGBT, das Mulheres, Anti-Racista, dos Deficientes, Contra Pedofilia, dos Direitos do Animais, e, sobretudo, dos Direitos do Humanos que são o verdadeiro barómetro das nossas Democracias, agora tão ameaçadas. Católico, progressista! Livre, Libertário, sem tabus, nem preconceitos. Luta por um mundo melhor, mais justo, com Liberdade, Igualdade e Fraternidade!